sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mulher de atitude!

          Numa fria tarde de inverno Lélio e Bromélia saíram de casa com o intento de curtir os últimos raios de sol antes que os flocos de neve caíssem e formassem um belíssimo tapete de brancura sem igual. Se vestiram com o esmero que lhes era peculiar e tomaram o caminho do parque que era o local preferido da Bromélia porque ali havia uma infinidade de flores. E como o nome indica ela tinha paixão por flores. Lélio não compartilhava dessa paixão mas por amá-la fazia-lhe todas as vontades. Numa das alamedas Bromélia percebeu algo diferente. No lugar do canteiro de gramíneas havia uma cova não muito funda. Aguçou os sentidos e ficou alerta. Alguém chorava. Um choro mansinho e dorido. Olhou em volta. Não viu ninguém! Só o Lélio ao seu lado. Mas o chorinho continuava insistente. Chegou mais perto daquela cova e o que viu a deixou estarrecida. Havia muitos vasinhos com belas plantas. Aquela cena desconcertou-a! Entregou a bolsa para o pachorrento Lélio e se ajoelhou para ver mais de perto e entender o que estava acontecendo com aquelas delicadas florzinhas. Bromélia acariciou uma florzinha lilás e como por mágica o choro cessou. Bromélia que tinha o hábito de conversar com as plantinhas perguntou:
          Minha linda, era você que estava chorando? 
A florzinha balançou suas delicadas pétalas confirmando a resposta. Enquanto Bromélia estava distraída em seu diálogo com a florzinha apareceram vários funcionários da prefeitura que ao vê-la de cócoras começaram a caçoar. O mais atrevido disse:
          Aquela velhinha louca está conversando com as plantas. Será que ela acha que as plantas vão responder?
          Lélio que até então estava paralisado como uma múmia ficou vermelho como um tomate e foi tirar satisfação com o funcionário
          Com o dedo em riste ele disse: _ seu energúmeno! Então você não sabe que as plantas tem sentimentos? Que elas choram e sofrem por causa de pessoas estúpidas como você? A minha esposa conversa com as plantas e saiba que elas respondem. 
          O funcionário lhe respondeu:
           Então esta será a última vez que estas plantinhas vão falar porque viemos enterrá-las a mando do Sr. Prefeito.
           Ao ouvir este despautério Bromélia levantou-se enfezada e tomando o guarda chuva do marido começou a desferir golpes violentos nos funcionários. Lélio a ajudava nessa agressiva tarefa, Bromélia gritava: _ Vá chamar o prefeito! Quero ver se ele tem coragem de mandar matar estas inocentes plantinhas aqui na minha frente. A confusão atraiu curiosos. Um funcionário chegou logo depois com o prefeito que boquiaberto olhava a cena constrangedora em que havia se metido. A multidão gritava apoiando a atitude da Bromélia. O prefeito vencido por tantos gritos ordenou que se fizesse o plantio daquelas florzinhas. E Bromélia ficou lá até ver o término do plantio. Muitos anos se passaram e no lugar daquela cova existe um magnífico canteiro de petúnias multicores e isso graças ao imenso amor da Bromélia pelas plantinhas.


Esta é a minha participação no 21º

E no blog da Chica você fica sabendo
como foi que os outros blogueiros
se inspiraram com esta bela imagem
Chica brinca de poesia

9 comentários:

  1. Noooossa,que confusão Bromélia arrumou por lá e com toda razão!Adorei e enfim tudo deu certo! Obrigadão! Ficou linda! bjs, levei teu link! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Gracita
    Que conto mais lindo pois tem uma mensagem profunda de cuidados matriciais com a nossa natureza exuberante!
    Bjm primaveril

    ResponderExcluir
  3. Eita, Gracita gracinha! Que belezinha a sua história, hein? Precisamos de multidões de donas Bromélias e Lélios para defender a natureza! Abração e um lindo sábado!

    ResponderExcluir
  4. Eita, Gracita gracinha! Que belezinha a sua história, hein? Precisamos de multidões de donas Bromélias e Lélios para defender a natureza! Abração e um lindo sábado!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso o conto, Gracita!
    Sua imaginação trabalhou muito bem a imagem motivadora!
    Um abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. E Bromélia pagou para ver...rs
    Ficou lindo o seu conto.
    Luiza, minha netinha que vai chegar, vai adorar ouvir as suas histórinhas, Gracita querida.
    Tenha um ótimo domingo.
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  7. Aplausos amiga, bela criatividade e vejo que passamos perto em inspiração.
    Que muitas Bromelias apareçam pelo mundo.
    Muito lindo amiga.
    Um abração com carinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!!!
    Que história linda!
    E precisamos de mais Bromélias, pessoas de atitude que saem em defesa do meio ambiente.
    Uma bela mensagem e aprendizado
    Um bom fim de semana
    Um abraço

    ResponderExcluir